31/08/22

Estava fazendo umas fotos em meu ateliê quando botei reparo na minha plaquinha que ganhei do Youtube pela marca de 100 mil inscritos no canal. Ela sempre está ali na parede, perto da mesa de trabalho, bem visível. É uma recompensa bacana por tanto esforço e motivo de alegria. Os filhos mostram orgulhosos para todo mundo. Tenho um certo receio sobre isso.

Reconhecer as próprias conquistas. Um ponto que preciso trabalhar. São só números. Não podem nos definir, nos rotular. Mas também não podem ser ofuscados por modéstia. O criador de conteúdo precisa fazer malabares com o algoritmo. Quando pensa que conhece o jogo, as cartas embaralham novamente e tudo muda. O tempo todo! Precisamos avaliar com cautela quais as batalhas que queremos enfrentar. Meu crescimento no Youtube foi totalmente orgânico. Reconheço que não sou camaleoa e não me adapto a todas as mudanças diárias que acontecem. Continuo formiguinha enquanto as grandes equipes fomentam boa parte ali. As vezes acho que me acovardo. Outras tantas, sei que dou meu melhor e coloco o pé no freio quando preciso tomar fôlego. Gostaria de crescer mais e mais. Tenho outras prioridades na vida pessoal. Luto, corro, respiro, desisto, recomeço! E de novo. E de novo. Enquanto me fizer bem. Por hora ainda faz sentido. Que bom! 

Gostaria de deixar algumas reflexões sobre internet, redes sociais, algoritmo. E nossa sanidade. Ali falei como criadora de conteúdo. {De uma forma geral já que também alimento outras redes, inclusive aqui, blog, que já reinou há eras, hoje são raros.} Aqui, como consumidora de conteúdo digital. Acredito que somos nós quem criamos nossa timeline. Nós que somos responsáveis por isso. Cada um. Claro que no caso das crianças, a conversa é outra. Mas como adultos, temos que saber que fazemos escolhas o tempo todo e não escolher também é uma escolha. De forma geral, o mundo funciona com o cada um por si. Cada um por seus próprios interesses. Ai cada um escolhe seguir por si ou se juntar aos semelhantes e lutar juntos. Por seu grupo ou pelo todo. A decisão inicial é sempre pessoal. Você escolhe, escolher ou ser massa de manobra. Para mim, o algoritmo é ótimo somente no aplicativo de música que define meu flow. Vez ou outra, reajusto. Quase sempre flui bem. Eu escolho o que quero consumir! E a hora de tirar meu time de campo. Agora no Instagram tem opção de organizar seu feed com seguindo e favoritos, em ordem cronológica!? Sabemos que interagir com o que você gosta, faz aquilo crescer. Ou deixar o algoritmo decidir tudo por você. Assim como nós, e tudo mais, os aplicativos precisam se atualizar com frequência. Uma época o que agradava um grande número de pessoas, eram as salas de bate papo. Depois os fotologs. Os blogs. As redes de amizades. De textos curtos. De imagens. Hoje cada um deles quer abranger o quanto puder. Há uns anos o Snapchat estava em alta. O Instagram precisou trazer os filtros pros stories para não ser engolido. Agora o Tiktok está em alta e todas as redes estão incluindo os vídeos curtos para não serem esquecidas. Todos vão se adaptando. Imagino que tem espaço para todo mundo, para todos os gostos. Particularmente, amo blog. Sou apegada no Twitter. E no Instagram. Pode ser porque gosto de ler, escrever e de fotografia. Amanhã posso não gostar mais tanto assim. Eu mudo. As pessoas mudam. Isso é bom! Mais importante: tem que ser leve e divertido. Senão, não use! Usemos com consciência! O aplicativo e a vida! 

🖤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *